Artistas da Capital poderão ter espaço exclusivo para suas manifestações artísticas

O ‘Espaço do Artista’ está disposto em um Projeto de Lei (PL) de autoria da vereadora Helena Holanda (PP) que tramita na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP)

A implantação do ‘Espaço dos Artistas’, no Centro Histórico da capital paraibana, para realizações de exposições, oficinas de artes, tais como de música, dança, fotografia, artesanato, peças teatrais, e manifestações artísticas diversas. Isso é o que dispõe um Projeto de Lei (PL) de autoria da vereadora Helena Holanda (PP) que tramita na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Inclusive a parlamentar já discutiu o tema com os artistas da cidade durante audiência pública realizada no dia 22 de março deste ano.

A matéria autoriza o poder executivo Municipal a implantar o “Espaço dos Artistas”, na área do Centro Histórico de João Pessoa. “Uma região que marca a história da Arte e da Cultura do nosso povo, reunindo um rico acervo cultural”, como defende a vereadora.

De acordo com o documento, as salas deverão estar devidamente adequadas com instalação de equipamentos para desenvolvimento de atividades ligadas a Musica, Canto, Dança, Teatro, Artes Manuais; Multimídia; Audiovisual, Fotografia, Artesanato, Circo, Poesia e Literatura; incluindo equipamentos adaptados para pessoas idosas, e pessoas com deficiência.

Ainda fica preconizado que a utilização do espaço deverá ocorrer por meio da realizações de exposições, oficinas, reuniões, confraternizações e manifestações artísticas diversas “oriundas da imaginação e criatividade popular, fazendo com que a cultura paraibana será fortalecida e preservada pela eternidade”.

De acordo com o projeto, a manutenção do ‘galpão’ caberá à Secretaria Municipal da Cultura e Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), com ações voltadas à preservação dos espaços e dos equipamentos, devendo ser alocadas equipes capacitadas para orientação e atendimento aos visitantes locais e aos turistas.

Se aprovada em plenário da Câmara e sancionada pelo Executivo, a lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

“Esse PL prestigia artistas que representam com louvores as suas respectivas categorias artísticas na sociedade pessoense. Compreendo que tal implementação elevaria significativamente os valores e anseios dos nossos artistas locais. Os artistas, humoristas, músicos, compositores e intérpretes, encontram pouco ou nenhum espaço na nossa Capital. Portanto, este projeto visa estimular esses nichos artísticos e culturais, dando maior visibilidade à expressão artística pessoense”, defende a vereadora em sua justificativa.

Para Helena Holanda, a matéria é de grande importância social e cultural porque estabelece melhorias e garantias aos artistas promovendo, inclusão e igualdade.

 

Texto de Damião Rodrigues Fotos de Olenildo Nascimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *